FESTA DE ANO NOVO 2019

Aviso de NEVE PESADA: Reino Unido enfrenta o inverno mais frio das últimas décadas

O Reino Unido está enfrentando o inverno mais frio e severo por quase uma década, com fortes nevascas antecipadas ameaçando cobrir a nação até o Natal – sugerem as previsões meteorológicas de longo alcance.

O clima de inverno de 2018/19 está se moldando para causar mais impacto do que a besta incapacitante do ano passado do ataque do leste, o que levou a grande parte do sudoeste e do norte a serem afetados por neve pesada.

Os aguaceiros do Ártico podem chegar em novembro, antes de o país mergulhar em um período de quatro meses com uma batalha entre o Atlântico e o Ártico, desencadeando devastadoras tempestades de gelo.

Sistemas de baixa pressão sobrecarregados vão atingir a Grã-Bretanha repleta de umidade, assim como os termômetros despencam, provocando nevascas paralisantes, alertam especialistas.

O clima brutalmente frio será impulsionado em parte pela queda na atividade solar, com efeitos subsequentes sobre a corrente de jato e a massa de ar do Ártico, de acordo com meteorologistas de longo alcance.

O início do aquecimento do El Niño no leste do Oceano Pacífico e as mudanças nos padrões de ar nos trópicos também podem entrar em ação, alertam eles.

Ventos congelantes do norte ameaçam empurrar termômetros abaixo de zero em dezembro, janeiro e fevereiro.

No inverno passado, grandes quantidades de neve caíram em todo o país no início da primavera, mas as temperaturas gerais foram mais amenas do que a média durante dezembro e janeiro.

Espera-se que o frio extremo se instale no início deste ano, enquanto um padrão ativo de tempestade no Atlântico gera tempestades devastadoras em todo o país.

James Madden, analista da Exacta Weather, disse que o mercúrio está prestes a despencar durante a segunda metade de outubro.

UK weather long range forecast: Winter 2018 will be coldest for 10 years with heavy snow (Image: GETTY)
UK weather forecast: First snow of the season has already fallen in the Cairngorns (Image: Cairngorn Mountain ltd)

Novembro pode trazer a primeira nevasca significativa da temporada com perspectivas antecipadas que apontam para um Natal Branco, acrescentou.

Precipitações implacáveis ​​de neve persistirão após o Ano Novo, até janeiro e, potencialmente, mais tempo, ele alertou.

UK weather forecast: Long-range predictions show El Nino sending cold air freezing UK (Image: GETTY)

Um período de baixa atividade solar ameaça desequilibrar a corrente de jato e provocar outro Aquecimento Estratosférico Súbito (SSR) – o motorista do bloqueio do Ártico no inverno passado.

SSW acontece quando padrões climáticos incomuns causam quebras na corrente de jato, levando a ventos de oeste próximos ao Pólo Norte para parar ou reverter para leste.

Isso faz com que o ar alto na atmosfera entre em colapso e aqueça, permitindo um fluxo dominante de ventos de leste para a Grã-Bretanha.

Ele também está ligado a um deslocamento para o sul da piscina de ar frio sobre o Ártico – um chamado Vórtice Polar deslocado – mantendo a Grã-Bretanha trancada no freezer.

Madden disse: “A tendência para previsões mais frias e mais perturbadoras neste inverno está ligada à baixa atividade solar e como isso afetará nosso fluxo de jato e o súbito aquecimento estratosférico.

“O sol está em branco na atividade das manchas solares e a má notícia é que isso vai melhorar à medida que entramos em um novo ciclo solar, na verdade, poderíamos estar entrando em um período com a menor atividade solar registrada.

UK weather forecast latest: Rise in sea temperatures will send cold weather towards Europe and UK (Image: Spaceweather)

“Isso também afeta a influência da alta pressão na Groenlândia e como ela desloca grandes poças de ar frio em nossas costas”.

Janeiro está mostrando sinais de estarem crivados de períodos de forte queda de neve com o inverno mais intenso provavelmente até fevereiro, acrescentou.

Ele disse: “Janeiro parece estar dificultado com mais eventos de neve em nossas indicações atuais, nós certamente estaríamos olhando para outro mês frio ou muito frio no geral.

“Fevereiro está provando um período muito interessante e muito bem balanceado para se prever.

“Esperamos mais frio e neve durante o último mês do inverno, embora a questão esteja relacionada a vermos quantidades normais de neve ou grandes quantidades de neve.

“Nossa previsão é favorecer um mês menos frio no geral e em comparação a dezembro e janeiro, então isso favorece o último dos dois.”

Os britânicos sofreram um choque com o sistema no início deste ano, depois que um evento da SSW trouxe uma das piores explosões de inverno já registradas.

Chamado de Besta do Oriente, um período prolongado de tempo frio extremo viu partes do país ficarem sob os pés de neve por semanas.

Comentários