BELFAST – IRLANDA DO NORTE

111

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido. Belfast é uma ótima cidade para fazer intercâmbio com baixo custo e aproveitar para conhecer gente do mundo todo.

Capital da Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido), Belfast tem tido uma década de rápido crescimento econômico. E esse crescimento é traduzido, principalmente, no grande investimento em infraestrutura e reformas que a cidade vem fazendo.

A grande responsável por esse crescimento é a estabilidade política do país. E este é um ótimo período para estudar e morar em Belfast. Não importa de onde você seja, você vai encontrar uma atmosfera que combina com essa nova era de oportunidades na Irlanda do Norte.

Por ano, mais de 7 milhões de pessoas visitam Belfast. O guia de viagens “Lonely Planet” definiu Belfast como “uma cidade que cresce”. Das 270 mil pessoas que moram em Belfast, 60 mil são estudantes. Na região metropolitana são, ao todo, 650 mil habitantes. Na cidade possui mais de 2 mil hectares de parques e reservas naturais, entre 11 parques centrais. Em muitos destes parques estão alguns das principais atrações de Belfast, como o Belfast Castle, a Malone House e a Palm House, que fica no Jardim Botânico. Uma das atrações mais incríveis da Irlanda do Norte, porém, fica a mais ou menos uma hora da capital. O Giant Causeways são formações rochosas milenares, localizadas no condado de Antrim. Famosa pela tradicional hospitalidade dos irlandeses, Belfast é uma cidade relativamente pequena, então é possível fazer quase tudo sem a necessidade de um meio de transporte público, fazendo dela uma ótima cidade para fazer intercâmbio:

Clima

Como a maioria das cidades do Reino Unido e da Irlanda, o clima de Belfast é temperado, o que significa que ela não sofre com diferenças extremas de temperatura a cada estação.
Durante o verão, entre os meses de junho a agosto, a temperatura média fica entre 17º e 20º graus Celsius, enquanto no inverno, entre janeiro e fevereiro, a temperatura tende a ser bem mais fria, fazendo, em média, de 0º a 2º C, e a neve costuma aparecer durante esse período do ano. Mas lembre-se: Não importa a época do ano, sempre esteja preparado para enfrentar as quatro estações do ano em um dia, especialmente durante a primavera e o outono.

Custo de vida

A Irlanda do Norte é reconhecida pelo British Council por ter o menor custo de vida do Reino Unido.

  • Alimentação –gastos básicos:
  • Entrada na balada: 4-5 GBP
  • Refrigerante (lata): 1,20 GBP
  • Café: 2,30 GBP
  • Jantar: 16 GBP
  • Fast food: 5 GBP
  • Cerveja: 3,45 GBP
  • Cinema: 6 GBP

Já o custo diário de vida em Belfast, assim como em qualquer outro lugar, depende bastante do seu estilo de vida e seu orçamento. Tenha em mente que alguns gastos são obrigatórios e outros não. Mas, como queremos que você tenha uma ótima experiência no país, recomendamos que você tenha uma vida paralela aos estudos bastante ativa, conhecendo muitas pessoas de outros países, com outras culturas e conhecendo todas as maravilhas culturais que a só a Inglaterra pode lhe oferecer. Estudando em Belfast por um ano, um intercambista gastará, em média, £5,000 e £8,000, incluindo acomodação, alimentação e transporte. Isso dá mais ou menos de £ 140 a £ 250 libras por semana. Como já referido anteriormente, esse custo varia de acordo com seu padrão de vida.
Acomodação:

Para a maioria dos estudantes, os maiores gastos são com a acomodação. Se você ficar um período curto em Belfast, a sugestão é a homestay onde você fica o período todo em uma casa de família, vivenciando o dia-a-dia de uma família local. Em média, um mês em uma homestay sai por £500 libras. Se você prefere um pouco mais de liberdade/privacidade, a opção é a residência estudantil (entre £ 150 e £ 250 por semana). Os preços variam de escola para escola. Se você for ficar mais de um mês, a sugestão é dividir um apartamento com outros estudantes. Os quartos privativos custam a partir de £ 320 libras por mês.
Ficar com uma hostfamily é uma ótima oportunidade para falar Inglês em casa, além de morar em um ambiente seguro e familiar. Para ficar com uma hostfamily o custo, com as refeições já inclusas, saem por volta de £100 libras por semana. Se você prefere ficar em uma acomodação estudantil, os preços partem de £150 libras por semana.

Transporte:

Belfast é uma cidade bastante pequena e por isso, uma ótima opção é explora-la a pé. Ficando em uma hostfamily, é provável que você precise de um ônibus para chegar ao centro. Ainda assim a viajar, provavelmente, será bem curta.
Em Belfast, assim como em praticamente todo o Reino Unido, os motoristas não fornecem troco, então a melhor opção é comprar um cartão válido por um número definido de viagens. Em horários de pico (até as 9:30 da manhã e após as 15h) a passagem unitária custa £3,70. Fora desse horário, custa £3,20. Mas existem várias opções de cartões. O passe para 30 dias custa £59 libras enquanto o semanal sai por £15.

Facebook Comments