For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
NHS – Serviço Odontológico na Inglaterra

NHS – Serviço Odontológico na Inglaterra

Nos últimos dez anos eu trabalhei em Hospitais do NHS, consultórios privados e NHS, dessa forma tentarei aqui explicar como funciona o sistema.

Na Inglaterra, dentistas atendem pacientes pelo NHS (o sistema público de saúde britânico mencionado no blog anterior) em hospitais ou em consultórios privados.

Alem dos consultórios que atendem pelo contrato do NHS é comum encontrar  clínicas “mixed “que  têm uma junção de tratamentos NHS e também privado ou apenas clínicas que atendem pelo privado.

Primeiramente é preciso procurar uma Dental Practice (clinica/consultório odontológica/o) e se registrar. Se na sua área existe uma clínica que esteja aceitando pacientes se informe como é o registro, lembrando que a demanda é muito grande e cada clinica tem uma quota de pacientes que consegue atender. Então é possível que eles tenham uma ”waiting list“. Se conseguir se registar de primeira mão, ótimo!

Uma vez que você foi aceito como paciente, existem alguns detalhes que eu acho importante mencionar. Mesmo que a clínica seja NHS, você terá que pagar uma quantia para certos tratamentos. Se você tem baixa renda comprovada e recebe os benefícios abaixo tem direito ao tratamento totalmente de graça.

  • Income Support
  • Income-related Employment and Support Allowance
  • Income-based Jobseeker’s Allowance
  • Pension Credit Guarantee Credit
  • Universal Credit and meet the criteria
  • Crianças até 18 anos tem direto a qualquer tratamento gratuito incluindo tratamento Ortodôntico, mas existe um critério para isso. Ou seja depende se a necessidade é severa ou apenas estética.
  • Gestantes e mulheres em licença de maternidade até 12 também tem direitos ao tratamento gratuito.

Existem três faixas de preços ou o que chamamos de “BANDS” .
Esses “BANDS”são baseados na extenção do tratamento e também são usados como guia de pagamento do NHS para o Dentista.

PREÇOS PELO NHS

Band 1 – £21.60
Esse  valor cobre examinaçōes, diagnósticos que incluem radiografia, orientação de higiene bucal, limpeza básica se necessária clinicamente, e tratamentos de prevenção como aplicação de flúor ou selantes.

Emergências£21.60
Esse custo também cobre emergências com prescrição de medicamentos ou restaurações temporárias. Algumas clinicas que  trabalhei esse valor cobre também o inicio do tratamento de canal. Mas eu salvo que não são todas clinicas, cada uma tem um critério e depende muito do Dentista que te atende.

Band 2 – £59.10
Cobre todos tratamentos do BAND 1 e também os mais extensos como restaurações, tratamentos endodonticos de canal, ou também extrações (remoção de dente).

Band 3– £256.50
Cobre tudo listado nos BAND 1 e 2 e também tratamentos que envolvam a fabricação de coroas, dentaduras, ou pontes em laboratórios.

Tratamentos estéticos como clareamentos, lentes de porcelana, limpezas profiláticas mais profundas não são considerados prioridade pelo NHS, dessa forma esses tratamentos serão particulares.

PASSO A PASSO como encontrar clínicas NHS

  • Acesse o website do NHS;
  • Clique em “services near you”;
  • Na barra de procura escreva “dentist “ e seu código postal;
  • Você vai encontrar uma lista de dentistas na sua area.

      https://www.nhs.uk/service-search

Planos de saúde que cobrem tratamentos odontológicos:

  • Axa
  • Pru Health
  • Bupa
  • Tescos Dental cover

Curiosidades sobre os dentes do Ingleses
A Inglaterra é lamentavelmente famosa pelo estado dos dentes dos Ingleses.
Ao contrario do Brazil que temos desde de crianças aplicação de flúor, orientação sobre higiene bucal. Considerando a idade da Inglaterra e riqueza os Ingleses são novatos na area do ”fio dental“!  O ato de passar o fio dental entre os dentes e escovar três vez ao dia e relativamente novo para eles.

Higiene bucal e preventiva foi implementada nos consultórios em 1973. Significa que antes disso os Dentistas não ensinavam seus pacientes como escovar ao contrario do Brasil, aonde aprendemos desde da escola.

A primeira instituição de Odontologia foi aberta em 1907 em Cambridge.
O primeiro esquema de flúor foi introduzido em 1964 em Birmingham!

Escrito por: Patricia Chesters
IG: @paty_who
YouTube: www.youtube.com/user/patyleneuk
Snap: Paty Who

Comments (4)


  1. Interessante esse artigo. Atuo como dentista em Londres atendendo a toda comunidade de brasileiros. Convido a todos a conhecerem meu website http://www.diogosilveira.co.uk.

  2. Queria saber se um dentista formado conseguiria trabalhar na área em Bristol Inglaterra?

  3. Nao tenho benefit mais gostaria de fazer uma limpeza nos dentes. Qual o valor? Obrigada

  4. Gostei, bem informat
    ivo! Eu gostaria de saber sobre ORTODONTIA e cirurgias de Ortognatica. Como funciona? Vc poderia falar sobre o publico e depois sobre o privado? Abs!

leave your comment


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top