Como tirar carteira de motorista britânica

1942

O transporte público de Londres é incrível, tanto que a necessidade de dirigir para algumas pessoas acaba ficando lado. Mas ter a carteira britânica tem muitas vantagens, seja para pegar as estradas com a família ou para trabalhar.

Pode parecer um processo difícil, mas apesar das regras diferentes das brasileiras, conquistar a carteira britânica pode ser mais fácil do que você imagina. Quer saber como? Confira!


Carteira provisória (Provisional Driving Licence)

Depois de viver legalmente no país por 6 meses você já pode dar entrada em sua carteira provisória. A aplicação pode ser feita online, você receberá um formulário para ser preenchido e enviado juntamente com seu passaporte e visto. O formulário também pode ser encontrado em um Post Office (correios). Há uma taxa a ser paga e em 3 semanas você receberá sua carteira.

Depois que você recebeu sua carteira provisória você pode dirigir ao lado de alguém que tenha mais de 21 anos e 3 anos de habilitação. Além disso, você precisará colocar em seu carro o adesivo L em vermelho.

Teste teórico

Depois de recebida a carteira provisória você já pode iniciar o processo para a carteira definitiva. O primeiro passo é a  prova teórica, que ao contrário do Brasil não exige um curso e você pode estudar sozinho. Há livros, CDs e aplicativos para te ajudar nessa fase, além disso, no site do DVSA tem dois testes disponíveis para você testar seu conhecimento. O teste teórico pode ser agendado online sob o pagamento de uma taxa.

A prova consiste em duas fases, a primeira com perguntas gerais e a segunda com vídeos para testar sua percepção de perigo. Você pode fazer a prova quantas vezes necessário e após passar no teste o prazo é de 2 anos para realizar o teste prático.

Teste prático

O próximo desafio é o teste prático que pode ser realizado em carro manual ou automático. Caso opte pelo automático só estará autorizado a dirigir esse tipo de carro. Assim como o teórico, aulas não são exigidas, mas mesmo

que você já possua boa experiência com a direção é recomendado que você faça algumas lições, já que a direção é contrária e há regras diferentes das brasileiras.

Há um teste de visão no inicio da prova e duas perguntas, as chamadas show me tell me questions, uma que você só precisará responder e a outra mostrar ao examinador. Depois você seguirá algumas direções e fazer algumas manobras. O teste dura em torno de 40 minutos. Não se preocupe, pois o instrutor irá orientar tudo que você precisa saber durante as aulas.

O teste prático pode ser realizado em seu carro ou alugado, mas precisa atender a algumas exigências, por isso uma boa opção pode ser usar o carro do instrutor, que provavelmente cobrará uma taxa a mais por isso. O examinador dirá se passou logo após o teste e você receberá um certificado até sua carteira chegar nas próximas semanas. Caso o resultado seja negativo você pode agendar novamente o teste nos próximos dias, lembrando que sempre haverá uma taxa e a disponibilidade de horários pode variar entre dias e meses.

Carteira brasileira

A carteira de motorista brasileira é válida por 1 ano partir da data de entrada no país mesmo que seja a turismo, estudo ou moradia. Após esse prazo de 1 ano você precisará ter uma carteira válida para poder dirigir, no caso a britânica. O prazo de 1 ano pode ser reiniciado caso você saia do país por mais de 90 dias e retorne. Lembre-se que a carta brasileira precisa estar dentro da validade pelo tempo que pretender usar.

Agora que você já sabe como fazer para conseguir sua habilitação no Reino Unido é só estudar e boa prova!

Facebook Comments