Como tirar ou renovar o passaporte brasileiro em Londres

O passaporte é um dos documentos mais importantes para os brasileiros que moram fora e é essencial que esteja em dia. Por isso é importante estar atento aos requisitos e passos necessários para a renovação ou para quem vai tirar pela primeira vez, como é o caso das crianças nascidas no Reino Unido.

823

O passaporte é um dos documentos mais importantes para os brasileiros que moram fora e é essencial que esteja em dia. Por isso é importante estar atento aos requisitos e passos necessários para a renovação ou para quem vai tirar pela primeira vez, como é o caso das crianças nascidas no Reino Unido. 

Se você também quer saber como renovar o passaporte brasileiro em Londres fique de olho!

Renovação para maiores de idade

No caso de renovação para maiores de idade os requisitos são a apresentação do formulário de pedido que deve ser impresso e preenchido. É necessário imprimir também o recibo de entrega ao final. 

Além do formulário, você deve apresentar também o passaporte antigo, certidão de quitação eleitoral que pode ser obtida através do site do TSE, uma foto atual e documento militar para homens entre 18 e 45 anos. Um documento original também deve ser apresentado como RG ou CNH, para os casados também a certidão de casamento, ou se for divorciado a certidão de divórcio. O postal order no valor do passaporte deve ser enviado junto com os documentos. 

Lembrando que se o passaporte estiver vencido há mais de 2 anos é necessária a apresentação de um documento original recente com foto, podendo ser RG, CNH ou até documento estrangeiro como a drive license ou cartão de residência. 

Renovação para menores de idade

Os pais do menor devem preencher um formulário para concessão de passaporte que pode ser encontrado no site no consulado. O formulário deverá ter a assinatura reconhecida presencialmente, para isso basta levar preenchido sem a assinatura nos horários informados pelo consulado e a assinatura de ambos os pais serão feitas presencialmente.

Se um dos genitores se encontrar no Brasil, deverá assinar o formulário de autorização de passaporte/viagem e reconhecer firma autenticada, pessoalmente, em cartório. Além do formulário é opcional dos pais apresentarem ou não autorização de viagem. Lembre-se de imprimir também o recibo de entrega quando acessar o formulário de pedido de concessão. 

Outros documentos exigidos são uma foto atual 3,5×4,5 e documento de identidade, como RG ou certidão. Outro requisito é o pagamento via postal order no valor do passaporte, que pode ser feito em um Post Office. O passaporte anterior também é exigido a menos que esteja vencido há mais 2 anos, nesse caso outro documento recente com foto deve ser apresentado. 

Caso seja o primeiro passaporte e a criança tenha nascido no país e ainda não foi registrada, deverá ser providenciada a certidão de nascimento brasileira. Confira  aqui como fazer o registro de nascimento.

Em caso de roubo ou perda

Nesses casos os requisitos são os mesmos acima, maior ou menor de idade, acrescentado apenas o formulário de extravio, furto ou dano e também o boletim de ocorrência em caso de roubo.

Passaporte danificado

Caso seu passaporte tenha sido danificado, mas a identificação ainda for legível, basta seguir as mesmas regras que para a renovação comum, para maior de idade ou menor. Se a danificação prejudicou a identificação no passaporte, as regras serão as mesmas para caso de furto ou roubo, com exceção do boletim de ocorrência, que não é necessário. 

Atendimento e solicitação

Os pedidos para passaporte podem ser enviados pelo correio contendo todos os documentos exigidos e o período é de 5 dias úteis para o processamento. Caso você ache necessário o atendimento no consulado, basta fazer o agendamento online, lembrando que nos casos de perda ou roubo o atendimento deverá ser presencial.

O consulado tem atendimento emergencial sem agendamento somente em situações que envolvam acidente, doença grave, morte, prisão ou demais casos que possam ser devidamente comprovadas. O site informa que antes de comparecer ao Consulado, deverá ser encaminhado um e-mail com a justificativa e a comprovação da emergência que será analisada.

Lembre-se sempre de verificar a data de validade do seu passaporte e não deixe para renovação em cima da hora, alguns países não aceitam que para viagens os passaportes tenham menos de 6 meses para a data de validade. 

Para mais informações e dúvidas não deixe de acessar o site  do Consulado Brasileiro em Londres. A página do Facebook do Consulado também é um ótimo meio de contato, sempre com atualizações e informações precisas, respondendo sempre com rapidez.

Facebook Comments