GLASGOW – ESCÓCIA UK

7

Principal cidade da Escócia e a terceira maior do Reino Unido, Glasgow é uma cidade vibrante, cosmopolita e com muitas atividades sociais e culturais. Atrativos não faltam para você estudar em Glasgow.

glasgow escocia

Glasgow tem 650 mil habitantes, é a maior e mais importante cidade da Escócia e a terceira do Reino Unido. É casa de muitas opções de arte, cultura, música, gastronomia, diversão e compras, o que a faz ser considerada a melhor cidade para estudantes no Reino Unido.
Uma cidade verdadeiramente cosmopolita, de grandes lojas a ótimos museus e galerias de arte, Glasgow oferece grandes atrações a seus moradores. Com uma vibrante cena noturna, a cidade é uma das capitais culturais da Europa.
Não importa o que você esteja procurando, Glasgow tem para você. Com uma população estudantil de aproxiamadamente 40 mil pessoas, a cidade tem realmente um clima internacional e é um dos melhores lugares no mundo para estudar.
Um dos grandes destaques de Glasgow é na cena musical. Bandas como Franz Ferdinand, Primal Scream, Belle & Sebastian, Travis e Snow Patrol surgiram na cidade.

Lazer

Como uma boa e tradicional cidade cosmopolita, Glasgow hospeda algumas das galerias e museus mais interessantes do Reino Unido. Com uma vida cultural efervescente, uma grande variedade de peças teatrais, cinemas, óperas, balés e música ao vivo, Glasgow tem sempre algo de bom a oferecer.
Existem mais de mil restaurantes em Glasgow, para todos os gostos e (principalmente) bolsos. Desde a tradicional culinária escocesa até o melhor da gastronomia étnica. Com, literalmente, milhares de bares e pubs em Glasgow, oferecendo alguma coisa de interessante, de um tradicionalíssimo whisky escocês às saborosas cervejas do tipo Ale (também tradicionais do Reino Unido), diversão não irá faltar durante sua estada em Glasgow.
Glasgow também é muito famosa por seus times de futebol e seu grande clássico, o “the old firm”. A partida tem um grande componente político. Enquanto o Celtic é um clube católico, fundado por irlandeses e, em geral, socialistas, a base dos torcedores do Glasgow Rangers é protestante, conservadora e defensora do Reino Unido (ao invés da independência dos países). O clássico é considerado por muitos como o maior clássico do mundo e assistir uma partida entre Celtic e Glasgow Rangers é uma experiência inesquecível.

[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”RG_BRASIL” show_logo=”true” destination=”RG_EUROPA” header_text=”menores precos de passagens” /]

Clima:

Pela proximidade, Glasgow e Edimburgo têm um clima muito parecido: Glasgow tem um clima temperado, assim como quase todas as cidades do Reino Unido. Isso significa que ela não sofre com diferenças extremas de temperatura a cada estação.

Se no verão, entre os meses de junho a agosto, a temperatura média fica entre 18º e 19º C, entre janeiro e fevereiro, durante o inverno no hemisfério norte, a temperatura tende a ser bem mais fria, ficando entre 1º a 3º C. O clima em Glasgow não é tão frio quanto as pessoas imaginam. Mas é importante lembrar que não importa a época do ano, a cidade pode sempre receber as quatro estações em um único dia.

Transporte:

Glasgow tem um excelente sistema de transporte público, que inclui ônibus, metrô e trem.
O metrô de Glasgow é o 3º mais velho do mundo (atrás apenas dos metrôs de Londres e Budapeste). Construído em 1896 e modernizado em 1977, nunca teve suas linhas expandidas. Ao contrário do de Londres, que possui uma complexa rede ferroviária, o metrô de Glasgow possui apenas uma rota.
Por causa de sua cor alaranjada, é chamado pelos locais de “The Clockwork Orange” (em português, A Laranja Mecânica).
A passagem unitária do metrô de Glasgow custa £1,40. Já o passe de metrô válido por 7 dias custa £12,00, e o de 28 dias, £45,00.
Já a passagem diária que cobre todos os meios de transporte custa £4,50.
A passagem unitária de ônibus custa entre £1,20 e £1,90, dependendo do número de pontos de ônibus até sua descida. Comprando a passagem de volta, combinada, o valor total fica em £3,00.
Uma ótima opção é o cartão “ZoneCard”. Este é um cartão flexível válido por uma determinada temporada para um número ilimitado de viagens de trem, metrô, a maioria das linhas de ônibus e até alguns ferries. O “ZoneCard” pode ser usado em todo meio de transporte que o logo do cartão esteja exibido.
O custo dos passes é de acordo com a zona de origem e o tíquete semanal varia de £17,90 a £60,00. Já o mensal pode custar entre £64,00 e £217,00.