Gravy (molho de carne) tradicional na Inglaterra

Na Inglaterra é tradição fazer um assado no domingo, sendo os mais comuns o lombo de boi, frango, porco ou carneiro. Como acompanhamento usam legumes cozidos, batata assada, pudim de Yorkshire e gravy.

187

Na Inglaterra é tradição fazer um assado no domingo, sendo os mais comuns o lombo de boi, frango, porco ou carneiro. Como acompanhamento usam legumes cozidos, batata assada, pudim de Yorkshire e gravy.

Vou ensinar à vocês o passo a passo de como fazer esse molho muito saboroso.

Tudo começa com a carne. O segredo é não colocar muito tempero como normalmente fazemos no Brasil. Se for assar um lombo de boi por exemplo, recomendo jogar em cima da carne (bem em cima da gordura) um pouco de farinha misturada com mostarda seca – se encontrar, e um pouco de pimenta do reino (não coloquem sal porque isso retém o suco carne).

Eu sei o que vocês estão pensando…. “Mais como assim não vai sal? Isso vai ficar sem gosto!”. Gente eu pensei a mesma coisa quando vi minha sogra fazer pela primeira vez. Mais depois que provei com a carne e os legumes….  é uma delícia!

Outra dica – é melhor usar uma forma de porcelana pra assar a carne.

E finalmente vamos pra receita desse tal de gravy…

Ingredientes:

  • Gordura/suco da carne
  • Farinha
  • Resto da água que foi usada pra cozinhar os legumes
  • Vinho (opcional)

Modo de Fazer:

  1. Quando a carne sair dor forno, coloque num prato e deixe descansar antes de servir;
  2. Agora, vire a forma um pouquinho e você verá bem claramente o suco e a gordura que escorreu da carne;
  3. Usando uma colher de sopa grande, retire a maioria da gordura. Deixe mais ou menos 1 – 2 colheres de sopa restante, dependendo do quanto de molho que você precisar;
  4. Coloque a forma sobre o fogão em fogo baixo e quando começar a ferver, jogue um pouco de farinha e mexa rapidamente com um batedor de mão ou garfo. Não tem uma quantidade certa de ingredientes a ser usado, mais vai adicionando a farinha bem devagar até ficar uma pasta homogenia;
  5. Sempre mexendo, comece a adicionar a água do cozimento dos legumes ou vinho (eu adiciono os dois), um pouco de cada vez até atingir uma consistência de molho suave;
  6. Se tiver adicionado muito líquido, deixe ferver em fogo alto até reduzir;
  7. Add sal e pimenta á gosto.

Tradicionalmente o molho é colocado numa jarra e cada um adiciona o quanto quiser no seu próprio prato.

Meus assados não são iguais se não tiverem gravy!

Facebook Comments

VIAVida na Inglaterra
Artigo anteriorCUSTO DE VIDA EM LONDRES 2018/19
Próximo artigoNasce filho de Harry e Meghan; é um menino
Vida na Inglaterra
Olá. Sou Web Developer, mãe, esposa (noiva) e moro na Inglaterra desde 2006. Apesar de sempre ter o Brasil no meu coração, a Inglaterra se tornou a minha casa. Amo a cultura, a comida, o jeito como os ingleses vivem, suas cidades e vilas tão charmozas e cheia de história. Além do mais, meu noivo e meus filhos sao britânicos então vivo e respiro a cultura deles (com uma pitada brasileira). E foi por isso que decidir fazer esse blog. Depois de viver aqui por quase metade da minha vida senti vontade de compartilhar um pouco de tudo que amo nesse país (inclusive a culinária) e da minha rotina diaria. Desde férias ao dia-a-dia da vida, amo passar tempo com minha família e vivo pelos meus filhos. Sempre procuro ver o lado positivo de cada situação e dou valor nas coisas simples. Meu nome é Juliana e seria ótimo se fossemos amigos!