Libra sobe em relação ao euro e dólar após MPs rejeitarem Brexit sem acordo

39

A libra subiu em relação ao euro e ao dólar, depois que os parlamentares votaram contra o Brexit, sem acordo, tornando mais provável que a saída da Grã-Bretanha da União Européia seja adiada.


A libra esterlina rapidamente subiu para quase € 1,18 contra o euro e $ 1,33 contra o dólar americano – a maior taxa em meses – depois que os MPs derrotaram o governo de Theresa May em mais dois votos na noite de quarta-feira.

A primeira-ministra foi forçada a admitir que pediria um prazo maior a Bruxelas, atrasando a partida da Grã-Bretanha até junho. May alertou que se os deputados rejeitarem o acordo pela terceira vez, a Grã-Bretanha terá que participar nas eleições europeias em maio.

Sua declaração na Câmara dos Comuns veio depois de uma noite dramática para o seu governo depois que os conservadores, incluindo vários ministros do gabinete, ajudaram a aprovar uma votação exigindo que o Brexit sem acordo fosse completamente descartado.

O governo foi derrotado por 321 votos a 278 – a maioria dos 43.

De acordo com a presidente de política da City of London Corporation, Catherine McGuinness, as variações foram impulsionadas pela política e não pela economia. 

Ela acrescentou: “A decisão do Parlamento de rejeitar um Brexit extremamente prejudicial é uma vitória. Os deputados votaram com razão no interesse das empresas e das famílias. ”

Dean Turner, economista do UBS Wealth Management no Reino Unido, disse que a libra obteve ganhos na quarta-feira. No entanto, ele acrescentou: “Mas não tenha dúvidas de que o processo Brexit permanece extremamente fluido, com muitas voltas e mais voltas à frente”.

As informações são do jornal Independent

Facebook Comments