MANCHESTER

53

Manchester é o perfeito local para voce fazer um Intercambio. Uma das cidades mais modernas e vibrantes da Inglaterra ostenta impressionantes galerias, teatros famosos, grandes shopping centers, vida noturna, música e museus.

Berço da revolução industrial, atualmente, Manchester é a terceira maior economia do Reino Unido. Uma das cidades mais modernas e vibrantes da Inglaterra ostenta impressionantes galerias, teatros famosos, grandes shopping centers, vida noturna, música, museus e música, alta gastronomia, restaurantes e cafés.

Os locais, conhecidos com Mancunians, são famosos por todo o país por sua sociabilidade e hospitalidade, oferecendo assim muitas oportunidades de continuar praticando o inglês fora da sala de aula.

Manchester também é bastante conhecida pelo futebol e pela cena musical. Berço do estilo musical “british rock”, de lá saíram bandas como Oasis, New Order, Blur e The Smiths.

Com mais de 500 mil habitantes, Manchester é uma das maiores cidades da Inglaterra.  A cidade é muito popular entre estudantes do mundo todo. Estima-se que 70 mil pessoas estudem em Manchester.

A cidade é dinâmica e empolgante. Conta com três universidades, dois times de futebol, um aeroporto internacional, teatros, clubes, museus, parques e muito mais. Como a cidade hospeda muitos jovens, existem ótimas opções de bares com música ao vivo, boates e os tradicionais pubs ingleses.

Lazer:

Vida Noturna: Manchester é uma cidade que sabe fazer boas festas. E como todo apaixonado por música sabe, Manchester é uma das cidades mais musicais da Inglaterra –e do mundo. De Joy Divison, a Ting Tings, de Oasis e Blur a Take That, a cidade sempre produziu ícones da música mundial. E o rockstar de amanhã pode bem perto de você, nas dezenas de shows independents que acontecem em bares e Pubs da cidade.  Os destaques ficam por conta do “Big Hands” (quando estão na cidade, é lá que bandas como The Strokes e Franz Ferdinand passam para tomar umas pints) e o “Night and Day”, aberto desde 1991. Outros destaques são o “Band on the Wall”, lendária casa de Jazz aberta desde os anos 30 e, para os fãs de música eletrônica, o Mint Lounge é a sugestão.  As entradas para baladas raramente custam mais que £10 libras e uma pint de cerveja sai, em média, £3 libras.

Futebol: Terra de um dos maiores clubes do mundo, o Manchester United, além dos poderosos novos-ricos do Manchester City, a cidade respira futebol –é quase uma religião entre os mancunians. Como a média de lotação de ambos estádios é muito alta, é necessário um bom planejamento para conseguir assistir à uma partida de futebol. Uma dica é procurar ingressos para jogos das Copas da Liga Inglesa e da Inglaterra, além da Liga dos Campeões da Europa, pois para esses jogos há mais ingressos disponíveis para os não-sócios.

Parques: Se você puder ir à somente um parque, sua escolha deve ser pelo Heaton Park. O parque, apesar de ficar a mais de 5 km do centro de Manchester, é facilmente acessível graças ao ótimo transporte público da cidade.  O parque conta com diversas atrações, tipo lago com barquinhos para alugar, cafés, e até passeio com simpáticos burros durante o verão. Outro parque que merece destaque pela sua paz –e romantismo- é o Fletcher Moss and Parsonage Gardens. A roda-gigante é praticamente uma versão mancunian da London –Eye. Mas vale a pena.

Museus e galerias:  Existe um grande número de museus e galerias de arte em Manchester –muitas delas são grátis. O People’s Museum conta a história dos 200 anos de democracia britânica. (a cidade é considerada uma das mais democráticas da Inglaterra. Foi lá que Karl Marx escreveu sua famosa obra “Manifesto Comunista”)..Já os devotos do futebol não podem deixar de ir no National Football Museum, que conta a história do futebol em seu país de nascimento. Outras atração imperdível é o Royal Exchange Theater.  O teatro tem uma impressionante média de 350 apresentações por ano e seu visual foi definido como “uma espaçonave dentro de uma Catedral”.

Clima:

Apesar de chover com uma certa frequência em Manchester, o volume de chuva é muito baixo. Ainda assim, enquanto a média do Reino Unido é de 155 dias por ano de chuva, em Manchester, essa média cai para 140 dias. Mas a cidade possui o típico clima inglês: Muito instável, com uma mistura de dias chuvosos, ensolarados e dias nublados. O verão é geralmente ensolarado e quente (para o padrão inglês), enquanto o inverno é úmido, frio e com grandes períodos de ausência de sol (embora o dia fique claro). Em Manchester, raramente a temperatura baixa do Oº C.

[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”SAO” show_logo=”true” destination=”LON” header_text=”Menores preços de passagens” /]

Transporte:

O sistema de transporte de Manchester é muito eficiente. Os ônibus passam frequentemente, mas os trens que ligam a cidade com seus subúrbios é bastante eficiente, assim como o Metrolink, que é o bonde.

As passagens de ônibus podem ser compradas em mercadinhos de rua ou diretamente com o motorista. Mas cuidado: tenha sempre o dinheiro da passagem exato no bolso, já que nem sempre o motorista terá troco.  Nos metrolinks, o passe pode ser comprado diretamente da maquina localizada na plataforma, que aceita notas, moedas, cartões de débito e crédito.

Já nos trens, as passagens podem ser compradas nos guichês das estações e podem ser compradas passagens só de ida, ida-e-volta e passes diários. Uma passagem unitária de ônibus custa £3,50, mas o passe mensal pode ser adquirido com £51 libras se você for menor de 26 anos. Para maiores, o valor sobre para £69,50. Já no Metrolink e no trem, os valores variam de acordo com a distância percorrida. No Metrolink, assim como no trem, os valores variam de acordo com a distância percorrida. Ainda assim, sabe-se que comprando um passe mensal de qualquer um dos veículos, é possível economizar até £ 30 libras.

O aeroporto de Manchester é o terceiro mais movimentado do Reino Unido. Ao todo, 65 companhias aéreas tem permissão para aterrissar e decolar no aeroporto. Para viajar pela Europa, a dica é procurar passagens baratas nas companhias de baixo custo Ryanair e EasyJet. Por exemplo, em qualquer uma dessas duas companhias a passagem para Amsterdã sai por menos de £70 libras.

Facebook Comments