FESTA DE ANO NOVO 2019

NHS – Sistema de Saúde Público Britânico

Como funciona o sistema de saúde pública na Inglaterra? quem pode utilizar desses serviços?

O National Health System (NHS) ou sistema de saúde britânico é gratuito, ou seja é financiado pelos impostos pagos pelos trabalhadores ativos do Reino Unido.

Esse sistema foi introduzido em 1948 e foi ideia do governo galês, que propunha que a saúde deveria ser disponível para todos, independente de suas posses. Desde então, o NHS tem sido referencia mundial , inclusive para o Brazil.

Temos uma rede de hospitais e clínicas públicas onde todos residentes legais podem ser atendidos gratuitamente. Por conta do seu tamanho e complexidade, a qualidade dos serviços prestados pode variar dependendo da região onde se mora. O NHS é frequentemente criticado pela mídia britânica, mas muitas  pesquisas mostram que a maioria da população inglesa se diz satisfeita com o atendimento recebido. E eu, como brasileira que nunca tive plano de saúde no Brazil e sempre dependi do SUS, não tenho o que reclamar do sistema britânico.

O centro de saude GPs (General Practitioners) são como postos de saúde  existem em todos os bairros. Nestes centros, um clínico geral acompanha e atende as pessoas registradas e encaminha para atendimentos especializados se necessário. Além dos GPs, o NHS também tem” walk-in centres “ nos quais não é necessário agendar consultas, hospitais e postos de pronto atendimento 24h.
Remédios contraceptivos , medicamentos para crianças, receitas de óculos para crianças e certos medicamentos para idosos são gratuitos. Mas é importante checar com seu clinico geral os quesitos.

Como se registrar ?
O procedimento para ter direito a receber atendimento regular do NHS é simples.

  • Acessar o site do NHS para se cadastrar e obter uma lista de GPs (‘general practitioner’, clínico geral) perto de onde você mora. 
  • www.nhs.uk
  • Esse clínico te encaminhará para o especialista (e hospital) dependente da necessidade.

Documentos necessários  para se cadastrar em pessoa:

  • Passaporte (com visto para não europeus);
  • Prova de endereço;
  • Insurance Number -numero do cartão que usamos para pagar impostos.

Aproximadamente duas semanas depois, o cartãozinho com o “NHS númber “ chega no seu endereço! E você pode marcar sua primeira consulta.

Quem tem direito ào atendimento gratuito?

  • Residentes legais com residência permanente;
  • Refugiados;
  • Estudantes matriculados em curso de no mínimo 15 horas semanais e com visto de estudante válido por mais de seis meses, e seus familiares;
  • Solicitantes de asilo;
  • Pessoas com permissão de trabalho.

Turistas e estudantes com menos de seis meses de curso devem providenciar um seguro de saúde internacional.

Plano de saúde particular
Existem e são tão caros ou mais caros que no Brazil . A grande parte da população acaba recorrendo ao NHS por confiar nos serviços prestados ou por não ter condições de contratar um plano privado. Existem muitos planos, porém alguns que eu conheço  são o Bupa, Aviva e Pru Health.

Maternidade
O NHS cobre todo atendimento desde o pré-natal até o pós-parto gratuitamente para quem é registrado. A primeira consulta deve ser feita com o GP que te indicará para o hospital local ,você poderá mudar caso prefira um outro hospital.A maioria do atendimento durante a gestação é feito por uma “Midwife “ que são enfermeiras especializadas em obstetrícia.

Escrito por: Patricia Chesters

IG: @paty_who
YouTube: www.youtube.com/user/patyleneuk
Snap: Paty Who

Comentários