FESTA DE ANO NOVO 2019

Quando ir e o que levar para Londres?

Quando é a melhor época para viajar para Londres? leia e descubra

London Big Ben and traffic on Westminster Bridge

Independente da época do ano, viaje com uma certeza: Londres é incrível, faça neve, chuva, sol ou nevoeiro. As atrações raramente fecham (museus, por exemplo, costumam fechar apenas dias 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro) e a cidade adapta-se muito bem as quatro estações. Vale frisar que na prática não existe baixa temporada em Londres. Salvos raras exceções (como 25 e 26 de dezembro), as ruas e atrações estão sempre cheias, portanto não há como escapar das hordas de turistas.

O que é preciso para encarar cada estação é um mínimo de preparação. Consulte o site bbc.co.uk/weather nas semanas que antecedem sua viagem, para ter uma ideia de como está o clima em Londres. Mas atenção: lembre-se de que a Inglaterra faz parte de uma ilha, portanto o tempo pode mudar rápido e se a previsão para daqui a dois dias era chuva, amanhã pode alterar para sol. Claro, cada estação tem uma média de temperatura e algumas características que ajudam bastante na hora de fazer a mala. É a partir dessas informações gerais que você precisa basear o que vai levar na mala.

Carregue sempre na bolsa de mão: hidratante labial e creme hidratante para as mãos (o clima é mais seco do que no Brasil e maltrata bastante a pele), capa de chuva ou guarda chuva pequeno, lenço para proteger o pescoço ou os ombros em caso de vento repentino.

Primavera

  • No calendário: 21 de março a 20 de junho
  • Na prática: os primeiros sinais da primavera começam mais cedo, geralmente na primeira semana de março você verá botões de flores e as árvores já mais cheias.  Em março a temperatura costuma estar mais fria, algo entre 10 e 15 graus. Abril e maio são meses com temperaturas mais amenas, a partir dos 15 graus. E junho, os londrinos já começam a comemorar o verão: é possível ter dias quentes (a partir dos 23, 24 graus).
  • Na mala: calça jeans/sarja/legging, sapato fechado (bota sem salto, tênis), e leve uma sandália ou sapatilha se a viagem for em junho, assim como uma peça de roupa mais verão, como shorts, saia ou vestido. Camisetas, jaqueta de couro ou jeans, suéter fino (para por embaixo da jaqueta) e para os mais friorentos, um casaco de inverno (se a viagem for em março). Lenço ou cachecol.

Verão

  • No calendário: 21 de junho a 20 de setembro
  • Na prática: já no fim de maio e começo de junho é possível sentir os sinais do verão.  Com sorte é até possível ter dias genuinamente quentes (na casa dos 25 graus, o que é bastante quente para Londres), mas podem ser alternados com dias mais frios (principalmente à noite). Em julho e agosto é mais provável sentir mesmo o verão londrino, mas é necessário enfatizar novamente que a Inglaterra está em uma ilha e propensa a semanas chuvosas e dias mais frescos mesmo nesses meses.
  •  Na mala: calça jeans/sarja/legging, shorts/saia/vestido, tênis, sandália e/ou sapatilha. Jaqueta ou cardigã leve (jeans/moletom ou similar). Lenço para uma proteção no pescoço/ombros em caso de noites mais frias ou vento inesperado.

Outono

  • No calendário: 21 de setembro a 20 de dezembro
  • Na prática: Em nenhuma outra estação você verá cores tão lindas: tons de amarelo e laranja nas árvores e nas folhas cobrindo o chão. O primeiro mês do outono não costuma ser frio, e viajar para Londres em outubro pode ser uma boa surpresa: cores bonitas e temperaturas ainda quentes para a época. Mas, em novembro, a temperatura vai cair para a casa dos 10, 15 graus e dezembro já é considerado inverno, com a possibilidade de temperaturas na casa dos cinco graus (ou menos).
  • Na mala:  calça jeans/sarja/legging, saia/vestido/shorts (mas para usar com meia calça, se você quiser uma opção a calça jeans), camisetas, blusa de lã, casaco meia estação (estilo ‘trench coat’) ou sobretudo para fim de novembro e dezembro. Cachecol, tênis, bota e para fim de novembro e dezembro leve também luvas e gorro. Para quem sente mais frio, leve também meia calça de lã ou equivalente para usar por baixo da calça.

Inverno

  • No calendário: 21 de dezembro a 20 de março
  • Na prática: os casacos pesados, luvas e gorros saem do armário já no início de dezembro, quando a temperatura pode chegar na casa dos cinco graus. Mas, em compensação, o inverno em Londres não é tão rigoroso como no restante do continente europeu, e raramente a temperatura fica negativa. Nevar também é raro, e se acontece a neve cai por apenas um ou dois dias. Janeiro e fevereiro costumam ser os meses mais gelados, e em março a tendência é esquentar, com a possibilidade de temperatura na casa dos 15 graus.
  • Na mala: calça jeans/sarja ou legging com forro de veludo ou lã. Camisetas, blusa de lã, sobretudo. Cachecol tênis, bota, luvas, gorro. Meias grossas, para quem sente muito frio, use duas. Meia calça de lã ou equivalente para usar por baixo da calça jeans.

Escrito por: Heloisa Righetto
Site: aprendizdeviajante.com
Instagram: @heloisarighetto

Comentários