Theresa May não pedirá à UE uma longa extensão do Brexit

11

Downing Street disse que a primeira-ministra compartilhou a frustração do público com o “fracasso em tomar uma decisão” do Parlamento. O editor político assistente da BBC, Norman Smith, disse que o atraso não será além do final de junho.

Um ministro disse à BBC que esta seria uma escolha errada e uma “rendição covarde aos radicais” dentro do Partido Conservador.

Sob a lei atual, o Reino Unido deixará a UE – com ou sem acordo – em nove dias.

A PM deve enviar uma carta solicitando um atraso ao Brexit mais tarde, antes de uma cúpula da UE na quinta-feira, na qual ela discutirá o assunto com outros líderes.

Qualquer atraso terá de ser acordado por todos os 27 estados membros da UE. O negociador da UE Brexit, Michel Barnier, disse que a UE não concederáo atraso sem um plano concreto do Reino Unido sobre o que eles fariam com ele.

Explicando que May não pedirá uma longa extensão quando ela escrever para a UE, o n 10 disse: “Há um caso para dar ao Parlamento um pouco mais de tempo para chegar a um acordo, mas o povo deste país tem esperado quase três anos. Eles estão fartos do fracasso do Parlamento em tomar uma decisão e a PM compartilha sua frustração”.

O presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Juncker, indicou que pode haver uma reunião extra do Brexit na próxima semana. Mas um tweet de seu porta-voz disse que sua paciência está “esgotada” e que o acordo de retirada não será negociado.

Os parlamentares rejeitaram o acordo de retirada que Theresa May negociou com a UE pela segunda vez na semana passada por 149 votos. Eles também votaram contra deixar a UE sem um acordo, e a favor de extender o processo do Brexit.

A PM esperava ter uma terceira tentativa de fazer com que os parlamentares apoiassem seu acordo – mas o orador John Bercow efetivamente impediu isso com uma intervenção surpresa. Ele disse que um terceiro voto significativo não poderia acontecer nos próximos dias se fosse substancialmente a mesma proposta.

Notícia retirada do jornal BBC.